Passo a Passo - IçaraPrev

Concessão de aposentadorias por invalidez

Concessão de aposentadorias voluntárias

A concessão de qualquer benefício previdenciário implica num processo, que deve seguir alguns procedimentos administrativos e trâmites legais. Conheça o passo a passo que visa a qualidade e legalidade do processo de concessão da aposentadoria por invalidez.

1º Passo: ENCAMINHAMENTO PARA O IÇARAPREV

O servidor que, estando em Licença para Tratamento de Saúde, por ter sido acometido por alguma doença ou acidente e for considerado incapaz total e definitivamente para exercer qualquer função prevista no Plano de Cargos e Salários do Município de Içara será encaminhado, por ofício ao IÇARAPREV para possível concessão de aposentadoria por Invalidez.

2º Passo: ACOLHIMENTO

O IÇARAPREV agendará inicialmente acolhimento ao servidor com a diretora administrativa do Instituto, a fim de receber as orientações e esclarecimentos sobre seus direitos previdenciários, sobre a perícia médica e o processo de aposentadoria.

3º Passo: PERÍCIA MÉDICA

Após o acolhimento e os devidos esclarecimentos, o servidor será encaminhado para a Junta Médica do Município para avaliação pericial, onde será avaliado o histórico da incapacidade do servidor, as tentativas de readaptação em outros cargos compatíveis à limitação sofrida a impossibilidade de continuar a trabalhar. Esgotando-se todas as possibilidades, a Junta Médica do Município irá declarar no Laudo Médico a invalidez do servidor e definirá o enquadramento legal da causa da incapacidade. Caso não seja comprovada a invalidez e a Junta Médica do Município dê o indeferimento ao processo, o mesmo será devolvido ao RH da Prefeitura com as notificações médicas para reavaliação.

4º Passo: BUSCA DA DOCUMENTA Ç ÃO E ENTRADA NO PROCESSO

Comprovada a invalidez o segurado será encaminhado ao IÇARAPREV e será orientado a providenciar documentação pessoal, as certidões de tempos de contribuição dos órgãos previdenciários para os quais contribuiu. A concessão da aposentadoria será agendada e o Instituto solicitará ao RH da Prefeitura o Histórico Funcional do servidor e informará a data programada para aposentadoria. Para o segurado com quadro de alienação mental o processo o pagamento serão realizados ao Curador, condicionado à apresentação do Termo de Curatela.

5º Passo: ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DO PROCESSO

O processo de aposentadoria será organizado com a documentação comprobatória e o cálculo prévio do valor do benefício. O valor da aposentadoria por invalidez dependerá do enquadramento legal da incapacidade, definida no Laudo Médico Circunstanciado. Assim, a invalidez for decorrente de alguma doença grave especificada em lei federal, ou acidente em serviço ou moléstia profissional, os proventos serão integrais, calculados sobre a última remuneração incorporada ou sobre a média das remunerações. Mas se for decorrente de qualquer outro tipo de acidente ou doença, os proventos serão proporcionais ao tempo de contribuição, calculados sobre a última remuneração ou sobre a média das remunerações. E Na sequência, o processo será encaminhado à assessoria jurídica do IÇARAPREV, para análise e laboração de Parecer Jurídico. Sendo deferido, será emitido um decreto de aposentadoria.

6º Passo: DECRETO DE CONCESSÃO

Oficializando a concessão, o Decreto de Concessão de Aposentadoria e Vacância do cargo é encaminhado para publicação no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura Municipal de Içara.

7º Passo: REGISTRO NO TRIBUNAL DE CONTAS

Uma vez oficializada a concessão da aposentadoria, o processo é encaminhado para análise no Tribunal de Contas do Estado de SC (TCE-SC). O Tribunal examinará se o processo preenche os requisitos e as formalidades legais. Se a análise do Tribunal considerar que o processo precisa de correções, será devolvido ao IÇARAPREV para as providências necessárias. Estando plenamente de acordo com a legislação, o ato da aposentadoria será considerado legal, receberá um registro do TCE-SC, finalizando assim, a concessão do benefício.

1º Passo: CONSULTA PRÉVIA

O servidor pode fazer a simulação de aposentadoria no IÇARAPREV. Todos os empregos anteriores ao atual que constarem na simulação, deverão ser conferidos de acordo com a documentação do órgão em que trabalhou, data de entrada e de saída; se serviço público ou não; se atividade especial ou não; se houve períodos de afastamentos sem remuneração.

2º Passo: BUSCA DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

De acordo com a simulação e havendo interesse em se aposentar, o servidor é orientado a buscar todos os documentos necessários para comprovar as exigências da aposentadoria, como: - Certidões de Tempo de Contribuição - C T C - de todos os órgãos previdenciários para os quais contribuiu; - Certidão de Tempo de Serviço Militar ; Extratos dos períodos de Licença Prêmio, Adicional de Tempo de Serviço, Triênios e Adicional pelo exercício de cargo em comissão; - Declaração do exercício de atividades docentes (para professores).

3º Passo: AGENDAMENTO

O Comprovado o cumprimento das exigências para a aposentadoria, o servidor solicitará o agendamento da data da concessão do seu benefício (em torno de 02 meses antes da previsão de saída), respeitando-se a ordem de chegada e o limite mensal de processos no setor. O agendamento prévio não se confunde com entrada do processo propriamente dito, mas significa uma programação para a concessão da aposentadoria. Com a data agendada para a concessão, o IÇARAPREV solicitará ao RH da Prefeitura a elaboração do Histórico Funcional para a data programada.

4º Passo: ENTRADA NO PROCESSO

Em torno de 30 dias antes da data agendada para a concessão da aposentadoria, o servidor será chamado ao IÇARAPREV para trazer toda a documentação solicitada e assinar o requerimento.

5º Passo: ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DO PROCESSO

O processo de aposentadoria será organizado com o requerimento e a documentação comprobatória e a prévia do valor do benefício. Na sequência o processo será encaminhado à Consultoria Jurídica do IÇARAPREV para análise e elaboração do Parecer Jurídico. Se o parecer jurídico considerar que o processo não preenche os requisitos legais, o servidor será informado e receberá uma Carta de Indeferimento. Sendo deferido o processo, será encaminhado o decreto de aposentadoria para ser homologado pelo Prefeito em exercício.

6º Passso: DECRETO DE CONCESSÃO

Oficializando a concessão, o Decreto de Concessão de Aposentadoria e Vacância do Cargo é encaminhado para publicação no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura Municipal de Içara.

7º Passo: REGISTRO NO TRIBUNAL DE CONTAS

Uma vez oficializada a concessão da aposentadoria, o processo é encaminhado para análise no Tribunal de Contas do Estado de SC (TCE-SC). O Tribunal examinará se o processo preenche os requisitos e formalidades legais. Se a análise do Tribunal considerar que o processo precisa de correções, será encaminhado ao IÇARAPREV para as providências necessárias. Estando plenamente de acordo com a legislação, o ato da aposentadoria será considerado legal, recebendo um registro do TCE-SC, finalizando assim a concessão do benefício.

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolThe 24 News94th Academy AwardsOscar awards 2022Oscar awardsBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Free V Bucks GeneratorV Bucks GeneratorFree V Bucks Generator 2022Free V Bucks 2022Best Android Apps, Games, Accessories, and Tips